quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Chinese, Japanese, Dirty knees, look at these!

Lá para 2005 minha mãe apareceu com um filme aqui em casa: Rejeitados pelo Diabo
Ela me disse que tinha trazido porque a direção era do Rob Zombie. Naquele momento, eu nem fazia idéia de que o Zombie tinha uma carreira no cinema.
Mas ok, amamos terror, vamos ver o filme.
Não tenho palavras para expressar como eu amei esse filme. Terrorzão tosco, nos moldes dos filmes oitentistas, com muito humor negro, bizarrice e afins.


O enredo todo trata da família Firefly, que tem os costumes mais bizarros possíveis, mas que finalmente foi descoberta pela polícia. Para fugir dos "tiras" eles caem na estrada, cometendo ainda mais atrocidades.
E a trilha sonora é maravilhosa! Todo aquele clima "Texas".

Mais tarde descobri que Zombie tinha feito outro filme antes deste: A casa dos 1000 corpos.
Fui em busca do mesmo e tive mais uma surpresa. Não é tão bom quanto Rejeitados, mas é ainda mais demente, sem sentido e mais mórbido ainda.
Há quem detone o filme, mas eu acho que foi uma espécie de ensaio para Zombie chegar à perfeição.


Algum tempo depois, fiquei sabendo que Zombie faria um remake para o clássico Halloween. Na hora já fiquei apreensiva, pois DETESTO remakes, não vejo sentido algum neles. Mas resolvi confiar no Zombie.
O resultado foi muito além do esperado. O filme ficou ótimo porque narra a infância de Myers, tentando explicar o porquê dele ter se tornado aquilo que conhecemos bem. Não ficou forçado e o resultado foi ótimo.


Isso infelizmente não aconteceu com Halloween 2. Considero o filme um grande desperdício de dinheiro.
Li em algum lugar que o Zombie só fez esse filme por causa do contrato, que ele não tinha ficado feliz com o resultado. Verdade ou não, vamos esperar por outros filmes dele. 

Em 2007, Quentin Tarantino e Robert Rodriguez lançaram o projeto Grindhouse, que nada mais era do que uma homenagem aos filmes de terror barato dos anos 70/80. Tarantino dirigiu Death Proof e Rodriguez, Planet Terror (ambos ótimos). Entre os filmes vimos alguns falsos trailers, incluindo Machete, que fez tanto sucesso que virou um filme de verdade. Outro bastante interessante foi Werewolf Woman of the SS, dirigido por ninguém menos do que Rob Zombie.


Seguindo a trilha dos nazi exploitations, esse filme se baseia claramente na saudosa Ilsa.

Em 2009, Zombie se aventurou no mundo da animação e lançou um filme chamado The Haunted World of El Superbeasto. Ainda não tive a oportunidade de ver, mas pela capa parece ser ótimo. :)




Zombie é casado com Sheri Moon Zombie há bastante tempo, e ela está em praticamente todos os seus filmes. Ela sempre interpreta alguma personagem perturbada e demente. :)





Zombie é um dos fanáticos por terror antigo. Sua ex banda se chamava White Zombie, por causa do filme de mesmo nome, estrelado por Bela Lugosi.


E apesar de toda a imagem maléfica, ele é vegetariano. :P


E para fechar, segundo o Omelete, há filme novo a caminho. :)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mistress to the horror kid

Talvez o nome Maila Nurmi seja desconhecido para muitas pessoas, mas seu pseudônimo certamente fez fama: Vampira.



A atriz finlandesa iniciou sua carreira fazendo pequnas pontas em filmes, no final dos anos 40. Em 53 surgiu a idéia da personagem Vampira. Algum tempo depois ela tinha seu próprio programa, The Vampira Show. Lá, ela apresentava diversos filmes de terror. 


Em 1959 ela foi chamada por Ed Wood para estrelar o filme Plano 9 do Espaço Sideral. Ao longo dos anos, este foi considerado o pior filme do mundo. Extraterrestes conseguem fazer os mortos ressucitarem e cometerem crimes. Vampira era um desses mortos-vivos.



A banda Misfits é até hoje fã declarada de Vampira. Fizeram uma música com o nome dela, homanageando-a. Reza a lenda que certa vez os integrantes da banda tiveram um encontro com Nurmi e queriam tirar uma foto. Ela aceitou, mas fez questão de usar os trajes que tanto fizeram sucesso. Esse é o resultado:


Há quem diga que Cassandra Paterson, a Elvira, tenha "roubado" a idéia de Nurmi. Tirem suas próprias conclusões...



No Brasil, Vampira também deixou sua marca. A banda Zumbis do Espaço escreveu uma música para ela: Nos Braços da Vampira.

 
Em 1954, Vampira figurou as páginas da revista Life...






Nurmi faleceu no ano de 2008, de causas naturais. Mas deixará para sempre seu legado seja nos filmes de terror, nas músicas punk ou nas personagens que vemos por aí...


R.I.P. Maila Nurmi (Vampira)

PS: Não coloquei crédito nas fotos, pois eu as tenho há muito tempo no meu computador. Não lembro onde as encontrei.

O início

Gatos. Livros. Filmes. Misfits. Zumbis. Terror. Bruxas. Caos. Vampiros. Revistas. Séries. Estrada. Subversão.

Sejam bem vindos. :)