terça-feira, 4 de janeiro de 2011

The only place I get hurt is out there. The world don't give a shit about me.

Há uns dias eu assisti ao filme 13 e me dei conta do quanto amo o Mickey Rourke e de que ele precisava de um post só para ele. :)


Philip Andre Rourke Jr. nasceu em 1952, em Nova York. Assim como o pai, começou a carreira como boxeador, mas duas concussões o fizeram abandonar o esporte. Logo, começou a trabalhar no cinema.

Sua estréia aconteceu em um pequeno papel no filme 1941, de Steven Spilberg. Dois anos mais tarde, em 1981, chamou a atenção por seu papel em Corpos Ardentes.

O sucesso chegou mesmo em 1983, com O Selvagem da Motocicleta.


Já com a carreira consolidada, estrelou 9 1/2 Semanas de Amor, ao lado de Kim Basinger.


No ano seguinte, 1987, estrelou Coração Satânico, ao lado de Robert de Niro.


No mesmo ano, veio o que considero um dos melhores de sua carreira: Barfly.
O roteiro foi escrito por Bukowski, e o próprio chegou a fazer uma ponta. Um fato curioso é que essa experiência o levou a escrever o romance Hollywood
Sem dúvidas, Rourke foi o melhor Chinaski. 


Depois de alguns filmes de gosto meio duvidoso, como Orquídia Selvagem, Rourke retomou sua paixão pelo boxe. Lutou apenas 8 vezes entre 1991 e 1994, obteve 6 vitórias e 2 empates. Apesar do curto tempo, ele adquiriu algumas cicatrizes que deformaram seu rosto. Ele fez algumas cirurgias plásticas, mas seu rosto nem de longe se parece com o de antigamente, quando ele era considerado um dos homens mais bonitos do cinema. 

Em 1994 ele abandonou de vez a carreira do boxe e tentou retornar ao cinema. Fez alguns filmes, mas nenhum de muito destaque. Mas cito seu papel em Spun. Nada de muito destaque, o filme obteve um sucesso tímido, mas é um dos meus preferidos!

Até que em 2005 foi convidado a trabalhar em Sin City. Assim conseguiu uma ótima volta ao cinema.


Eis que em 2008 ele protagonizou O Lutador, que é um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida.
Ele interpreta Randy, um lutador que teve um infarto e precisa se manter afastado dos ringues, por causa da saúde debilitada. Paralelamente, vemos sua relação com sua filha e seu pseudo relacionamento com uma stripper.
Eu poderia dissertar linhas e mais linhas sobre esse filme, mas ele merece ser assistido. Não foi a toa que Rourke ganhou um Globo de Ouro, um Bafta e foi indicado ao Oscar.


Como citei no início do texto, ele também teve um ótimo papel em 13, ao lado de Jason Statham e Sam Riley.


Cito ainda dois filmes recentes que o lançaram a mídia novamente: Os Mercenários e Domino.

Uma carreira conturbada, cheia de altos e baixos, papéis ótimos depois de anos de esquecimento...assim é Mickey Rourke. Um senhor excêntrico, que merece todo o respeito. :)

2 comentários:

  1. SO QUE O NOME DO FILME NAO E 13, E SIM O JOGADOR 13

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Julio...mas o nome original do filme é "13". http://www.imdb.com/title/tt0798817/
    :)

    ResponderExcluir