quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mistress to the horror kid

Talvez o nome Maila Nurmi seja desconhecido para muitas pessoas, mas seu pseudônimo certamente fez fama: Vampira.



A atriz finlandesa iniciou sua carreira fazendo pequnas pontas em filmes, no final dos anos 40. Em 53 surgiu a idéia da personagem Vampira. Algum tempo depois ela tinha seu próprio programa, The Vampira Show. Lá, ela apresentava diversos filmes de terror. 


Em 1959 ela foi chamada por Ed Wood para estrelar o filme Plano 9 do Espaço Sideral. Ao longo dos anos, este foi considerado o pior filme do mundo. Extraterrestes conseguem fazer os mortos ressucitarem e cometerem crimes. Vampira era um desses mortos-vivos.



A banda Misfits é até hoje fã declarada de Vampira. Fizeram uma música com o nome dela, homanageando-a. Reza a lenda que certa vez os integrantes da banda tiveram um encontro com Nurmi e queriam tirar uma foto. Ela aceitou, mas fez questão de usar os trajes que tanto fizeram sucesso. Esse é o resultado:


Há quem diga que Cassandra Paterson, a Elvira, tenha "roubado" a idéia de Nurmi. Tirem suas próprias conclusões...



No Brasil, Vampira também deixou sua marca. A banda Zumbis do Espaço escreveu uma música para ela: Nos Braços da Vampira.

 
Em 1954, Vampira figurou as páginas da revista Life...






Nurmi faleceu no ano de 2008, de causas naturais. Mas deixará para sempre seu legado seja nos filmes de terror, nas músicas punk ou nas personagens que vemos por aí...


R.I.P. Maila Nurmi (Vampira)

PS: Não coloquei crédito nas fotos, pois eu as tenho há muito tempo no meu computador. Não lembro onde as encontrei.

Um comentário: