quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Torture you? That's a good idea. I like that. (Tarantino, parte I)

Desde antes de começar esse blog eu já pensava em postar algo sobre o Tarantino.
Minha história com ele começou em 1994 quando assisti Pulp Fiction. Depois desse filme, tudo mudou. Virei fanática por ele, sempre esperando por novos filmes. 
Decidi fazer uma série de posts falando dos filmes que ele dirigiu, (apenas) escreveu, curiosidades e etc. Hoje começo a falar dos que ele dirigiu, em ordem cronológica.

My Best Friend's Birthday (1987)




Primeiro filme independente de Tarantino. Só achei uma versão para baixar, faltam muitas cenas e é tudo meio brega, mas já dava um indicativo de onde o rapaz iria chegar. 
Diz a lenda que o original se perdeu, mas também dizem que Tarantino tem vergonha desse video. Acho que nunca saberemos. 


Cães de Aluguel (1992)




Primeiro Tarantino de "verdade". Elenco de primeira, melhores diálogos e muita, mas muita violência. Mesmo depois de tantos sucessos, esse continua sendo um dos mais geniais da história do cinema. 
O que eu mais curto no Tarantino são os diálogos. Ele cria situações absurdas, assuntos non sense, mas que se encaixam perfeitamente nos enredos. 
Aqui, a primeira cena é clássica: todos sentados numa mesa, enquanto discutem qual seria a verdadeiro sentido da música Like a Virgin, da Madonna. Sério, não sei expressar o quão genial é!
Esse foi o primeiro dvd que eu comprei. :)
Uma curiosidade é que o Nargaroth usou uma fala desse filme em sua música I Burn for You.
This fucking guy slashes my face, and he cuts my fucking ear off! I'm fucking deformed! FUCK YOU! FUCK YOU! I'M FUCKIN' DYING HERE! I'M FUCKIN' DYING!


Pulp Fiction (1994)




Esse é um clássico absoluto, não só na carreira dele, mas na história do cinema.
Tarantino ficou conhecido por sempre chamar atores que estavam "na geladeira". Aqui foi a vez de John Travolta. E também vemos pela primeira vez sua musa, Uma Thurman, na pele da perfeita Mia Wallace. Mais uma vez, elenco magnífico. 
Pulp Fiction já foi imitado, parodiado e homenageado de diversas formas. Sem contar que ganhou o Oscar de melhor roteiro original. Nada mal para um diretor que estava apenas em seu segundo filme. 
Quando o vi pela primeira vez eu tinha uns 7 ou 8 anos, e duas cenas não saíram da minha cabeça: Samuel L. Jackson recitando a famosa passagem da Bíblia e Thurman com a agulha no coração. 
(The path of the righteous man is beset on all sides by the inequities of the selfish and the tyranny of evil men. Blessed is he who...)
Comecei bem meu vício pelo cinema. :)


Grande Hotel [segmento: O Homem de Hollywood] (1995)




Muita gente não curte esse filme, eu gosto...e gosto de todos os segmentos. Meu preferido nem chega a ser do Tarantino, mas sim do Robert Rodriguez (outro que logo mais vai ganhar uns posts). 
Acho que vale a pena assistí-lo simplesmente pela atuação do Tim Roth que é engraçadíssima. Hoje ele anda bem conhecido por causa do seriado Lie to Me, que eu também adoro. :)


Jackie Brown (1997)




Confesso que esse é o que eu menos curto na carreira dele, mas não deixa de ser um ótimo filme.
Tarantino sempre faz algum tipo de homenagem em seus filmes, e aqui são os blaxploitation dos anos 70.
Como sempre, o elenco é ótimo. Aqui temos o Robert de Niro e o digníssimo Sig Haig, o famoso Capitão Spaulding do Rob Zombie. :)

Bom, esse foi o primeiro post (de muitos!) sobre Tarantino. :)

Let me tell you what 'Like a Virgin' is about. It's all about a girl who digs a guy with a big dick. The entire song. It's a metaphor for big dicks. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário