segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Elogio ao Mau Gosto (Parte I)

Pegando carona no post do Gaspar Noé, resolvi escrever sobre filmes tensos, que incomodam, reviram o estômago e fazem você perder qualquer esperança na humanidade. 
Resolvi dividir esse texto em duas partes (ou mais) e sugestões são bem vindas. :)

Vou começar pelo filme que acabou com a minha vida. Ok, exagero, mas me deixou com nojo de mim, da humanidade e uma sensação de despero que custou a passar. Martyrs.


A primeira cena é a de uma menina muito machucada escapando de um lugar isolado. Ela é encontrada e levada a uma espécie de orfanato, onde se aproxima de outra garota. Passados alguns anos, as duas saem em busca de vingança.
O bom desse filme é que ele é totalmente imprevisível. Em dado momento você acreditar estar diante de um terrorzão, de repente vira um Kill Bill da vida e do nada, cai para um dos finais mais grotescos que eu já vi em toda a minha existência.
Não é um filme ruim, de forma alguma, é chocante, no real sentido da palavra. Não é para pessoas "frescas" ou de estômago fraco. Perturbador, doentio. Excelente, mas que pretendo nunca mais assistir!

Dread foi um que passou pelo sério problema das traduções aqui no Brasil. Chegou a nós como Lentes do Mal. Ok, faz sentido, mas perdeu sua essência.
Três amigos se reunem para um projeto da faculdade: gravar depoimentos dos maiores medos das pessoas. Cada um fala de seus maiores temores em frente a uma câmera. Até que um desses amigos resolve surtar e usar esses medos contra as pessoas.
Confesso que eu tenho um preconceitozinho com terror atual norte americano. Esse foi uma grata surpresa. Não cai em nenhum clichê, assusta, é tenso e tem um daqueles finais surpreendentes.
Uma curiosidade é que foi escrito por Clive Barker, o criador de Hellraiser. 

Quantos filmes noruegueses você já viu?
Eu mesma, só tinha visto um (A arte de pensar negativo), até que Naboer caiu em minhas mãos.


Naboer quer dizer vizinhos e aqui foi traduzido como Algumas Portas Nunca Deveriam Ser Abertas. Novamente, faz sentido, mas...
Certo dia, um rapaz vai até o apartamento ao lado do seu e encontra duas irmãs que lá moram. Logo, ele desenvolve uma relação bem esquisita com a irmã que parece ser a mais nova. Sexo e violência, literalmente.
Mas como em todo bom filme tenso, nem tudo é o que parece.
Mais um filme que embrulha o estômago e nos deixa abismados com o que pode acontecer com a sanidade de uma pessoa.

Gregg Araki não é um cara normal. Esse homem só faz filmes doentes e eu AMO.
O primeiro dele que vi foi Doom - Geração Maldita.


Um casal mata acidentalmente um homem numa loja e depois contam com a ajuda de um desconhecido para escapar.
Doença do começo ao fim. Sexo, violência, sangue, drogas e mais sexo bizarro.
A cena final é uma das mais geniais que já fizeram na história do cinema. Genial para quem gosta de uma bizarrice, de algo totalmente fora do convencional.


Em breve volto com a segunda parte do texto.
E como eu disse no início do post, aceito sugestões. :)

4 comentários:

  1. O primeiro é um dos melhores filmes que eu já vi; o segundo é baseado em Clive Barker (inspirado), o que é um grande ponto a favor; o terceiro é lindo demais... Mas o quarto... Pra mim, não tem nada a ver com o resto.

    Enfim, o post ficou legal pra caralho. Assiste 'Calvaire', do Fabrice du Welz, antes de fazer a parte 2. ;)

    ResponderExcluir
  2. O primeiro também é um dos melhores que eu já vi na vida...mas é foda...embrulho no estômago por dias.

    O quarto realmente não tem nada a ver com os outros, mas sim com o título. O próximo post vai ser ainda mais misturado.

    E COM CERTEZA que eu vou ver esse filme. Tô bem curiosa! :)

    ResponderExcluir
  3. "Martyrs" me fez mais refletir que me embrulhar o estômago...Assm como um filme que vc TEM que ver pra completar essa matéria...o francês "Les 7 jours du talion". Mi, não perca esse de jeito nenhum! Nossa, eu nem sei descrever o que senti ao longo do filme, e o quanto me deixou pensando, avaliando, depois...e o argumento é assustadoramente plausível, diante do que a gente vê quase que diariamente nas notícias da TV...
    Vou pensar em alguns filmes noruegueses pra te indicar;...e Calvaire é bem interessante sim...dá marge a várias interpetações e é esquisito pra cacete, mas perturbador com certeza!

    Beijão, mtas saudades!

    ResponderExcluir
  4. Já peguei link pra baixar esse filme, com certeza vou assistir!

    E vou aguardar essa listinha.
    Vou ver se amanhã faço a parte dois...pelo jeito serão várias! hahaha

    Saudades demais!
    :*

    ResponderExcluir