segunda-feira, 29 de novembro de 2010

I See Dead People

Infelizmente, o Sr. M. Night Shyamalan tem a fama de estragar seus filmes no final. Em muitas vezes, isso foi o que aconteceu.
Ontem fui ao cinema assistir Demônio e acho que dessa vez, ele acertou a mão.
Resolvi comentar aqui alguns dos filmes dele que assisti. Dele enquanto roteirista, não apenas diretor.

1999. Eu tinha 12 anos e fui com uma amiga assistir O Sexto Sentido. Foi um susto atrás do outro e talvez tenha sido o primeiro filme em que o final realmente me impressionou.


Quem não se lembra de Haley Joel Osment ainda pirralhinho dizendo: "I see dead people"? Bruce Willis no ótimo papel do médico que o ajuda com essas "visões".
Algumas cenas marcaram para sempre a história do cinema, e essa está entre elas.
Excelente filme. Com toda certeza do mundo, está entre os melhores que eu já vi na vida.

Uns dois anos depois, vi Corpo Fechado.


Novamente, Shyamalan trabalha com Bruce Willis e tem um resultado ótimo. Ele interpreta um homem que escapa ileso de um acidente de avião, enquanto todos os outros passageiros morrem. Samuel L. Jackson aparece em sua vida com uma explicação bastante bizarra sobre o porquê disso. 
É um filme mais denso, não assustador, mas igualmente interessante.

Eis que em 2002 saiu o filme Sinais. Dizem que foi aí que começaram os problemas de Shyamalan.
Eu gostei do filme até certa parte, depois ficou tudo muito forçado.


Filmes de ET sempre me assustaram muito, desde a infância. No começo, esse me deixou bastante tensa, até que os ETs apareceram de verdade. 
Um exemplo clássico: O Bebê de Rosemary. Nada ali é claro, mas dá MUITO medo. Se ele tivesse seguido isso aqui, seria um dos filmes mais assustadores da história. 
Não é um filme ruim, de forma alguma, só ficou ofuscado pelo final chatinho.

A Vila, seu filme seguinte, segue esse mesmo problema: filme bom, com final bobo.
Algumas pessoas vivem em uma comunidade e não podem sair da mesma, pois há uma espécie de monstro ao redor dessa vila que pode fazer mal a elas.


A idéia é ótima, mas foi mal executada. 
Aqui ele trabalhou novamente com Joaquin Phoenix (antes de virar um rapper tresloucado), e outros ótimos atores como Michael Pitt, William Hurt e Sigourney Weaver.

Quem já assistiu Dogville sabe que a sensação de estranhamento nos primeiros 20 minutos do filme é inevitável. Aos poucos você se acostuma com aquilo e o filme se torna muito interessante. É o que Shyalaman fez com Dama na Água.


Um homem vive solitário em um condomínio e trabalha como uma espécie de zelador. Até que uma ninfa aparece na piscina e ele precisa ajudá-la a voltar para casa.
Ok, falando assim é bizarro e parece ser extremamente bobo. Mas não é. Achei o filme fofo e bem interessante. :)

Fim dos Tempos é aquele que considero o pior de todos os seus filmes.


Várias pessoas começam a se suicidar no meio das ruas. Os sobreviventes percebem que "isso" é transmitido pelo ar e tentam fugir.
Infeliz idéia que Shyamalan teve de juntar Mark Wahlberg (não o considero mau ator, apenas sem graça) e Zooey Deschanel (idem, não entendo toda essa babação em cima dela).

Como citei acima, ontem fui ver Demônio no cinema, já esperando por algum escorregão no final. E me surpreendi, o filme é bem bacana.


Cinco pessoas, que não se conhecem, ficam presas em um elevador. Coisas estranhas começam a acontecer, até que uma delas morre quando as luzes se apagam. Começa então um jogo para descobrir quem é o assassino. 
O final era meio que esperado, mas foi conduzido de uma forma interessante, sem descambar para o lado piegas das coisas. Um bom filme.

2 comentários:

  1. Apesar de alguns escorregões do Shyamalan, e dos finais inesperados e as vezes "sem sentido"; acho que é exatamente ai que está o diferencial dele. Não é clichê, é diferente!

    ResponderExcluir
  2. Sim!
    Eu tava falando com um amigo sobre isso, ele sempre mistura o espiritual e a fantasia nas coisas, mas de uma forma completamente diferente do que estamos acostumados!

    ResponderExcluir