terça-feira, 23 de novembro de 2010

Suck it, bitch!

Existem vários filmes de vingança por aí, mas vários MESMO. Entre as décadas de 60 e 80 o tema foi bastante explorado em diversos gêneros do cinema. 
Há pouco tempo, Tarantino nos presenteou com Kill Bill, que reuniu influências desses grandes filmes.
Separei 3 dos que considero uns dos mais importantes nessa temática.

Produzido em 1978, I Spit on Your Grave nos traz Jennifer que aluga uma casa num lugar isolado para escrever um livro. Mas os habitantes da cidadezinha não são tão hospitaleiros assim. Ela é estuprada, torturada e resolve se vingar.


Esse filme foi considerado ridículo, violento e outros tantos adjetivos. Obviamente que ele é meio forçado, mas essa é uma característica clara dos filmes dos anos 70.
Jennifer realmente consegue se vingar das formas mais geniais que eu já vi na vida.


Hollywood já lançou um remake. Não preciso dizer o quanto isso me entristece. :(

4 anos antes de I Spit on Your Grave, a Suécia nos trouxe Thriller - A Cruel Picture


Christina Lindberg interpreta uma jovem que é sequestrada ainda jovem e forçada a se prostituir. A viciam em drogas e arrancam um de seus olhos.
Algum tempo depois, ela se vinga. De forma bastante cruel.


Como já citado, nos anos 70 os filmes eram bem forçados. Aqui temos várias cenas de sexo explícito que não acrescentam nada ao contexto, mas que estão ali para chocar.
E uma curiosidade um tanto quanto mórbida. Foi usado um cadáver de verdade para a cena em que o olho de Lindberg é arrancado. Dizem que o corpo era de uma moça que havia cometido suicídio.

E para fechar, um filme um pouco mais moderno: Baise Moi. No português extremamente claro: Foda-me.


Nadine e Manu são duas mulheres que se encontram e percebem ideiais em comum. Saem matando os homens que aparecem em seus caminhos. Repito o que está escrito no IMDB: Sexo e Violência. Melhor descrição.

 
As duas atrizes do filme são atrizes pornôs profissionais.
Karen Lancaume, que interpretou Nadine se suicidou com uma overdose de remédios. :(

E para fechar, uma imagem que encontrei no google por acaso, mas que descreve bem o que eu disse no início do texto. Em breve, texto mais detalhado a respeito. :)
 

3 comentários:

  1. Ao falar de filmes de vingança, principalmente relacionados ao Tarantino, não dá pra deixar de fora o Lady Snowblood, do qual o Taranta chupinhou muita coisa pro Kill Bill. E é um bom filme.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme há algum tempo e não curti muito. Mas eu estava numa fase de repulsa ao cinema asiático.
    Mas valeu pela indicação...vou revê-lo.

    A repulsa passou graças a "Visitor Q". :)

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu achei Visitor Q muito sem noção, além do limite do aceitável, hahaha. Entre os mais sem limite do Miike, fico com o Gozu, eu acho. Quanto ao Lady, tá certo que não é um grande filme, mas é um lance interessante, e a trilha sonora é maravilhosa!

    ResponderExcluir