segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Too weird to live, and too rare to die

Há algum tempo eu escrevi um post sobre filmes junkie. Deixei de lado um dos maiores clássicos por motivos óbvios: eu ainda não tinha lido o livro. Óbvios para mim, que adquiri essa mania de sempre tentar ler o livro para ver o filme depois. Claro que na maioria das vezes eu me decepciono, mas felizmente não foi o que aconteceu aqui. 

Medo e Delírio em Las Vegas é o filme em questão.


Hunter S. Thompson teve uma vida deveras conturbada. Pais alcoólatras, roubos, drogas e etc. 
Além dos problemas, ele ficou conhecido como o criador do jornalismo gonzo. O termo vem de uma gíria irlandesa utilizada para definir aquele que continua de pé após intensa bebedeira. E na escrita? Abandono de toda a objetividade, misturar as sensações com o que se escreve e pronto. Hoje em dia um monte de gente diz que escreve no estilo gonzo e blá blá, mas são poucos.
Não posso deixar de citar Lester Bangs que escrevia ótimos textos sobre rock para revistas importantes. Ele foi retratado em Quase Famosos por Philip Seymour Hoffman.


Mas voltando a Thompson, seu livro Medo e Delírio em Las Vegas fala dele mesmo e de seu advogado numa viagem à Las Vegas para cobrirem um evento. Mas eles gastam toda a grana em drogas, bebidas e armas. 
O enredo é basicamente simples, mas Thompson conseguiu conduzir de forma bem interessante e o livro não fica entediante em momento algum. 
Demorei para lê-lo porque ele só tinha saído aqui no Brasil numa edição cara. Mas a L&PM resolveu fazer um bem para a humanidade e o lançou em formato pocket. :)


E as ilustrações que Ralph Steadman fez são um show à parte.


Obviamente, virou filme. Todo bom livro acaba virando filme, e isso não é necessariamente uma coisa boa.
Johnny Depp no papel de Thompson e Benicio Del Toro, como o advogado samoano. Depp conviveu diretamente com Thompson para "pegar" seu jeito, e Del Toro engordou alguns bons quilos.
O filme é bem fiel ao livro, mas um pouco cansativo. O Delírio do título foi levado BEM a sério.


Thompson chegou a dizer que não aceitaria que outro ator o interpretasse, além de Depp.
E eu concordo. Dificilmente outro conseguiria fazer o que Depp fez sem cair no ridículo exagerado. Diz a lenda que o próprio Thompson raspou o cabelo de Depp para o papel.

 
Thompson se suicidou em 2005 com um tiro na cabeça, mas deixou para sempre sua marca na literatura, e consequentemente, no cinema.

R.I.P.

4 comentários:

  1. esse eu não vi ainda Mi, vou baixar para ver!

    ResponderExcluir
  2. Antes do "Fear and Loathing in Las Vegas" (1998), teve uma versão que ainda não vi "Where the Buffalo Roam" (1980) http://www.imdb.com/title/tt0081748/ com o Bill Murray no papel de Thompson. Alguns fãs preferem a versão de 80, mas eu posso adiantar que mesmo sem ver este primeiro, e sem ter lido o livro, Depp e Del Toro foram os que incorporaram melhor os personagens.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não sabia da existência dessa versão! Mas já vou correr atrás pq eu AMO o Bill Murray! <3
    E sem comentários, Depp e Del Toro estão nos melhores papéis das carreiras deles. A combinação de cabelinho fuá, bigode e pancinha do Del Toro são um charme! hahahaha

    ResponderExcluir