sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Elogio ao Mau Gosto (Parte V)

Mais uma parte dos filmes que incomodam...mas que gostamos tanto. :)

Eu já falei do Sr. Gregg Araki aqui.
Eu achava que depois de The Doom Generation, ele já havia extrapolado todos os limites da insanidade. Eis que ele nos presenteia com Mysterious Skin.


Joseph Gordon-Levitt interpreta Neil, um garoto promíscuo e homossexual, que sofreu abusos sexuais quando criança. O tema não é banal, Araki nos mostra como Neil não ficou traumatizado, mas como aprendeu a lidar com isso. Enquanto que um colega seu aparentemente apagou tudo de sua mente.
Apesar de ser um filme denso, ele não é tão gratuito como The Doom Generation.


Para quem gostou de ver o Sr. Levitt todo mocinho em (500) Days of Summer, vai se surpreender de vê-lo na cama com diversos caras, em cenas cômicas que beiram o non sense. :)

Também já falei do Sr. Moodyson por aqui, e falei mal.
Uma leve escorregada não comprometeu a carreira desse cara.
Lilja 4-ever é um dos filmes mais perfeitos desse mundo.


Lilja é uma garota comum, até que sua mãe resolve abandoná-la e seu mudar para os EUA com um namorado. Abandonada, ela encontra em um vizinho bem mais novo um amigo. 
Até que ela arruma um namorado que promete levá-la para a Suécia, onde ela poderia trabalhar e etc. Chegando lá, é obrigada a se prostituir.


O filme se inicia do final, ao som de Mein Herz Brennt, do Rammstein. Nunca uma trilha sonora casou tão bem com um filme.

Já deixei claro em posts anteriores que eu tenho um certo preconceito com o atual terror hollywoodiano. Roteiros mais que batidos, remakes e etc. Mas às vezes aparecem coisas boas, como esse Deadgirl.
No começo parece ser apenas um terror adolescente bobalhão, mas aos poucos as coisas ficam tensas demais e realmente assustadoras.


Dois amigos entram em um hospital abandonado e encontram uma moça amarrada numa cama. Uma moça zumbi, diga-se de passagem. E resolvem fazer dela um brinquedinho sexual.
Acho que só essa informação basta. :)

E para fechar, um clássico do nosso amado Polanski


Catherine Deneuve, no auge de sua juventude, interpreta uma moça tímida e recatada. Quando se vê sozinha no apartamento, ela começa a delirar, imaginar coisas e cultivar um pedaço de carne na sala. Tudo isso em Repulsa ao Sexo
Para os padrões da época (1965), esse era um tipo de filme extremamente desafiador, complexo e diferente de tudo que estava sendo produzido.
Quando você terminar de assistir, vem aquela sensação de soco no estômago e de claustrofobia.
Um clássico dos clássicos!

Mais alguma sugestão de filme perturbador? :)

2 comentários:

  1. Preciso ver os dois primeiros filmes, (acho) que não conheço ainda nenhum trabalho desse diretor!

    Deadgirl é excelente e eu achei impressionante a falta de noção dos caras, e imaginei, do jeito que o mundo anda, seres humanos assim são completamente plausíveis!

    Um filme do Polanski menos conhecido mas que eu gosto e acho bem perturbador é "O Inquilino". É um flme mais 'difícil', mas eu adorei!

    ResponderExcluir
  2. Assista algo dele, Alana...acho q vc vai curtir.
    O cara é completamente maluco. O Wesley costuma falar bastante dele no blog.

    Concordo, do jeito que as coisas estão, nada seria impossível.

    Todo mundo fala desse "O Inquilino" para mim. Com mais essa sua indicação, vou correr atrás!

    Obrigada por sempre passar aqui, Alana.

    Beijos

    ResponderExcluir