terça-feira, 8 de março de 2011

Do you think there's such a thing as evil?

Como eu disse no post anterior, eu tenho um verdadeiro pavor de remakes. Claro que às vezes boas coisas são feitas, como um tipo de homenagem. Mas qual o porquê de fazer um remake de um filme lançado há 2 anos? Só porque ele não é hollywoodiano?

Quem acompanha esse blog (ou meu pessoal) há pelo menos uns 2 meses sabe do meu amor pelo filme Deixa ela Entrar. Dirigido pelo sueco Tomas Alfredson (e baseado no livro de John Ajvide Lindqvist) teve sua estréia em 2008. Menos de um ano depois, foi anunciado seu remake, Deixe-me Entrar


Em minha opinião, esse é o melhor filme de vampiros dos últimos anos. Tudo nele é perfeito, desde as atuações, passando pela trilha sonora, até a fotografia. O clima de inocência misturado com violência extrema  tem todo um charme que seu remake não conseguiu nem de perto alcançar.


Aqui pergunto novamente: para que fazer remake de filme tão recente? 
Deixa ela Entrar foi um enorme sucesso e Hollywood quis embarcar nesse sucesso. E não adianta, filme europeu tem um "clima" diferente que os americanos não conseguem imitar. Seja pela língua, pelos cenários, não sei dizer, mas é diferente. Nem sempre é melhor, mas aqui é.

Já falei desse filme aqui e aqui.

Mas como eu disse no começo do post, alguns casos dão certo. Isso aconteceu com I Spit on Your Grave.


O original foi lançado em 1978 e causou grande comoção no público. Com o título de A Vingança de Jennifer, ele nos conta a história de uma escritora que resolve ir para uma casa isolada para terminar seu livro. Pouco depois, ela é violentada por moradores da cidade e é dada como morta, mas nesse meio tempo ela estava se recuperando e planejando sua vingança. 
Falei rapidamente dele aqui


O remake saiu ano passado com o nome de Doce Vingança. Seu enredo é o mesmo até a parte da vingança propriamente dita. Aqui, as coisas são bem mais violentas e Jennifer é ainda mais doentia. Em tempos de cenas repetitivas e chatas, temos algo realmente violento e que tem sentido de estar ali. Não é apenas um apanhado de cenas violentas para chocar. 
Não direi que é melhor que o original, pois aquele filme marcou uma época, mas esse não fica atrás. Seria ótimo se todos os remakes fossem feitos nesses moldes. 

Mais algum remake que tenha valido a pena? :)

2 comentários:

  1. Eu só não afirmo que 'Deixa Ela Entrar' é o melhor filme de vampiros de todos os tempos por respeito ao Béla...

    ResponderExcluir
  2. Concordo em tudo quanto ao Deixe-me Entrar. Remake feito para os preguiçosos em ler legendas. Só valeu pela ressureição da Hammer.
    Mas odiei o segundo remake.Primeiro, o pseudo moralismo ameriano nas cenas de estupro. Chega a dar tédio, a camera fazendo malabarismos para não mostrar a nudez da moça. Nem de longe provoca a raiva e a indignação do primeiro. E a vingança. bem, as torturas ficaram ótimas, mas estariam bem num filme da série Saw, ou se a protagonista fosse discípula do Jigsaw. Forçada demais, bem diferente do original, em que ela usa de calma e equilíbrio, da sutileza feminina, para atrair as "presas" e depois fazer o que quiser com elas.
    Para mim, mais remake totalmente desnecessario.

    ResponderExcluir